O Santo Rosário - Como rezar o Terço ?

O SANTO ROSÁRIO

COMO REZO O TERÇO CATÓLICO ?

REZE DIARIAMENTE


CADA AVE MARIA REZADA É UMA ROSA QUE O CATÓLICO DEPOSITA AOS PÉS DA VIRGEM MARIA

Irmãos, o Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios - denominados Terço - e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios Luminosos.
Rezar o Terço diariamente nos fortalece na fé em Deus, Jesus, Espírito Santo e na Santa Virgem Maria, sempre tão presente em nossas vidas.
Para se rezar o Santo Rosário, criou-se um instrumento denominado "Terço" exatamente por conter as bolinhas (ou contas) necessárias para contar as orações recitadas, correspondentes à uma terça parte do Rosário completo original, que continha 15 mistérios.
O "terço" é composto de uma cruz seguida de contas (bolinhas), trançadas em um fio ou corrente, separadas em grupos específicos que representam no total as orações de um Credo, seis Pai-Nosso e cinquenta e três Ave-Maria, ou seja, a terça parte do Rosário.

Um comentário:

  1. Mas em Fátima e genericamente em Portugal reza-se o terço de forma diferente. Começa-se pelo Pai Nosso seguido das 10 Avé Marias; Glória, jaculatórias, Pai Nosso e seguido das 10 Ave Marias e assim sucessivamente. No final reza-se as 3 Ave Marias e finalizando com a salve Rainha.

    ResponderExcluir